7 Dicas de Como Organizar suas Atividades no Trabalho

7 Dicas de Como Organizar suas Atividades no Trabalho

O trabalho ocupa parte significativa do nosso dia. Através dele desenvolvemos habilidades, ganhamos experiências e nos relacionamos com outras pessoas. O trabalho faz parte da vida do ser humano. Assim, nada mais natural que tenhamos preocupação com a eficiência e eficácia a ser alcançada com o esforço dispendido. Vejamos algumas dicas úteis:

trabalho

  • Organizar as tarefas do dia.

Uma das coisas mais importantes é manter registrado todas as tarefas agendadas e as que aparecerem no decorrer do dia. É comum pessoas aceitarem tarefas de ouvido e depois esquecerem-se de anotá-las. Como consequência do esquecimento as tarefas não são feitas ou serão executadas atrasadas ou em cima do prazo.  Agendas eletrônicas como o Outlook, por exemplo, são ótimas ferramentas para organização de agenda e tarefas. O Planner, da Microsoft, também é excelente aplicativo para organização de atividades e delegação de tarefas.

  • Não adiar as obrigações.

É comum escutarmos pessoas dizendo frases como “Ah! Farei mais tarde. Dará tempo”. No entanto, uma das premissas da eficiência é justamente fazermos o contrário, isto é, realizarmos nossas tarefas assim que possível, para que dê tempo de executá-las com tranquilidade, prezando sempre a qualidade do serviço feito.

  • Definir prioridades.

A pessoa que diz que todas as suas atividades são prioridades, está querendo dizer justamente o contrário. Todas podem ser importantes para que um projeto ou meta seja alcançada, mas não significa que todas as atividades têm o mesmo nível de prioridade, ao mesmo tempo. Ao sentar e checar atentamente as atividades a serem feitas, sempre será possível determinar níveis diferentes de prioridade (alta, normal ou baixa), fazendo com que as de prioridade alta sejam resolvidas primeiro.

  • Evitar o uso das redes sociais.

Se as atividades a serem feitas não exigem o uso de redes sociais, o melhor é evitar utilizá-las durante o horário de trabalho. É comum pessoas pararem de fazer o serviço para verem posts de conhecidos ou familiares. O trabalho e outras tarefas que foram consideradas prioritárias acabam ficando em segundo plano prejudicando prazos e rendimento.

  • Acúmulo de obrigações.

Todos têm suas funções e com elas suas responsabilidades. No entanto, não se pode incorrer no erro de querer “abraçar o mundo”. Limite seu horário de trabalho e saiba seus limites. Delegue, quando necessário.

  • Problemas pessoais e profissionais.

É recomendável não misturar problemas pessoais com os profissionais.  Não é fácil, pois a tendência do ser humano é tratar tudo como sendo uma coisa só. No entanto, levar problemas profissionais para casa pode afetar a harmonia familiar. Tratar problemas particulares no serviço pode expor o profissional fazendo com que pessoas ardilosas se aproveitem de um momento de fragilidade para prejudicar o colega de trabalho.

  • Vida pessoal.

É extremamente importante reservar tempo para si. O lazer, a família, os amigos, o sono, são importantes na vida de qualquer pessoa. Todos precisamos relaxar, descansar e refletir. Reserve em sua agenda os horários das atividades particulares.  Priorize-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *